Curiosidades sobre o sushi

O sushi é um prato da culinária japonesa muito famoso e apreciado no mundo todo. Ele surgiu de uma antiga técnica de conservar o peixe em arroz.
Atualmente, ele é mais encontrado na forma de um bolinho de arroz com vinagre, enrolado em alga e com tiras de peixe cru no meio.

História

Grande parte do sustento dos japoneses vem do mar e a sua agricultura é dificultada pelo terreno montanhoso do país, por isso o arroz é muito produzido. Assim, o peixe e o arroz viraram a base de sua alimentação.
Antigamente, no Japão, os peixes eram transportados em arroz cozido, que liberava ácido acético e láctico e garantia a qualidade do alimento por mais tempo. Ocorria a fermentação natural do peixe durante a conserva, o que o deixava com um sabor ácido.
Com o tempo, essa técnica de conservação virou um prato. A acidez provinda da fermentação foi substituída pelo vinagre, e mais tarde pelo shoyu.

Variações

O sushi não é apenas aquele bolinho de arroz enrolado em alga com fatias de peixe cru dentro, ele tem outros formatos e pode levar outros ingredientes além desses. Aqui vão algumas variações desse prato:
> Niguiri-zushi é um bolinho de arroz coberto com uma fatia de peixe cru;
> Maki-zushi é um tipo de sushi que é enrolado em uma folha de alga com uma esteira de bambus, seu recheio é variado;
> O uramaki é uma variação do maki-sushi, em que ao invés da alga ficar por fora, ela é enrolada por dentro;
> Temaki é um sushi em forma de cone, os ingredientes chegam até a borda do cone de alga;
> Temarizushi tem um formato arredondado, em que se pressiona o arroz e o peixe usando as mãos, até ficar com a forma de uma bolinha;
> Kappamaki é um dos mais tradicionais, ele é recheado só com pepinos em tiras. Seu nome é uma homenagem a um ser folclórico da cultura japonesa chamado Kappa, que adorava pepinos.

Salmão

Apesar de existirem vários pratos japoneses com salmão hoje em dia, inclusive o sushi, ele nem sempre foi tão popular como parece. Ele só começou a ser usado pelos japoneses em sua culinária a partir da década de 80, quando esse peixe foi apresentado a eles pelos noruegueses.

Usando as mãos

Parece estranho, mas tradicionalmente todo tipo de sushi deve ser comido com as mãos e em uma mordida só. A única exceção a essa regra é o sashimi, que deve ser comido usando os hashis (os pauzinhos japoneses).

Arroz

O arroz usado nesse prato deve ser temperado com vinagre e deve estar pegajoso para não desmontar na hora de ser comido. Se o sushi se desfazer antes de chegar a boca da pessoa, é porque o arroz não estava no ponto certo.

Califórnia Roll

São os sushis americanos, alguns levam o arroz na parte de fora e a alga na parte de dentro. Outros têm o peixe substituído por abacate, que aparentemente tem uma textura parecida com a do peixe, mas os sabores são bem diferentes.

E agora?
Você conheceu diferentes tipos de sushi, e a escolha está em suas mãos. Minha recomendação: peça um pouco de cada aqui no San Tao. Depois, pontue os melhores.

É importante conhecer todas as variações, não é mesmo? Qual foi a curiosidade que mais lhe chamou a atenção?

Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *